DÚVIDAS? CLICK AQUI
angola.jpg
republica-de-angola.jpg

Engenharia de Construções e Fortificações

ENGENHARIA DE CONSTRUÇÕES E FORTIFICAÇÕES

CONTEXTUALIZAÇÃO

O desenvolvimento sócio económico sustentável de qualquer país requer a participação activa e comprometida, dos profissionais da construção e dentro destes os engenheiros em Construções e Fortificações desempenham um decisivo papel no futuro económico e industrial de Angola.
A Licenciatura em Engenharia de Construções e Fortificações visa formar engenheiros qualificados para as diversas áreas de intervenção da Engenharia Civil, com particular relevo para as Construções e Fortificações, quer no âmbito de projectos bem como, construção e pesquisa ou fiscalização.
O curso de Engenharia de Construções e fortificações tem como principal objectivo fornecer ao aluno uma sólida formação teórica e prática, relativamente às ciências de base o que, para além de ser indispensável à vida profissional, permite um saudável treino intelectual que o habilita e estimula a adquirir uma atitude de estudo e de permanente aprendizagem para o futuro.
As disciplinas básicas nas áreas da Matemática, da Física e da Informática, têm um peso determinante na formação dos Engenheiros e são acompanhadas por disciplinas de Engenharia Civil, disciplinas da área de Construções e Fortificações militares e por disciplinas complementares.
Os avanços tecnológicos experimentados e aplicados na produção de construções e o uso cada vez maior das tecnologias da informação e comunicação (TIC) como parte do desenvolvimento científico técnico alcançado pela sociedade; do nível ou alcance contemporâneo das Ciências Pedagógicas e, em especial, dos métodos de ensino; a necessidade além de que este profissional da construção possua uma maior formação económica e empresarial, assim como os planos de estudo que garantam o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências gerais e específicas de acordo com as tendências internacionais, de maneira que a Carreira alcance os sempre crescentes padrões exigidos nos processos de acreditaçâo curricular dentro da nossa área geográfica, são todas sobradas razões que justificam a aprovação deste Plano de Estudo.
Enquadrado no desenvolvimento do país o Plano de Estudo tem como base os seguintes factores:
  • O crescimento económico de Angola, que obriga a um crescimento contínuo da infra-estrutura nacional, em todas as esferas.
  • O desenvolvimento das comunicações e do transporte.
  • O crescimento da indústria de construção e de materiais.
  • Desenvolvimento social e ambiental.

OBJECTIVOS DO CURSO

A Licenciatura em Engenharia de Construções e Fortificações tem como objectivo básico ministrar aos alunos conhecimentos (teóricos e práticos) necessários para:
  • Análise e especificação de requisitos das obras de engenharia, com relevância em obras de Construções e Fortificações;
  • Análise e especificação das obras de Construções e Fortificações;
  • Projectar e conceber obras de Construções e Fortificações;
  • Gerir e implementar obras de Construções e Fortificações;
Como futuros engenheiros, espera-se que demonstrem possuir uma atitude de rigor, quer na execução bem como na gestão de projectos, avaliando a sua qualidade, custos e impacto socioeconómico. Tal atitude traduz-se na planificação prévia das suas acções, contemplando os aspectos eminentemente técnicos como também os financeiros, sóciais e ainda uma antevisão das dificuldades e riscos mais prováveis.
Para assegurar o seu desempenho profissional com redobrada eficiência, os engenheiros devem promover o trabalho em equipa, envolvendo as competências necessárias das diferentes especialidades de engenharia e de outras profissões.

CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

A licenciatura em Engenharia de Construções e Fortificações procura dar aos alunos uma formação científica e técnica no domínio da Direcção e Gestão de Construção; Estruturas; Hidráulica; Vias de Comunicação, e Construções Civis. Os futuros licenciados poderão desenvolver a sua actividade profissional, em qualquer das áreas de formação do curso. Podendo os licenciados adquirir uma formação mais especializada em qualquer das áreas de formação.

É de realçar que as questões sobre a economia, qualidade e segurança na construção, bem como as preocupações ambientais, sempre referidas, vêm no seguimento da atenção crescente que estes problemas têm vindo a merecer por parte dos organismos da classe dos profissionais de construção civil e das organizações internacionais.

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

A Engenharia e em particular a Engenharia em Construções e Fortificações, é a profissão na qual o conhecimento da matemática, da física e de outras ciências naturais é aplicado criteriosamente para desenvolver aptidões que as permitam utilizar de forma eficiente, racional, segura, económica e sustentável aos diferentes recursos humanos, naturais e materiais com o objectivo de desenvolver projectos com as qualidades cientificamente exigidas.
O Engenheiro em Construções e Fortificações deve dispor de competências profissionais necessárias para ser capaz de:
  • Pesquisar, elaborar, rever, coordenar e executar projectos;
  • Propor soluções tecnicamente adequadas e economicamente viáveis:
  • Decidir com espírito crítico;
  • Gerir e controlar processos.
O Engenheiro em Construções e Fortificações  ocupa-se da aplicação das ciências e das técnicas  em diferentes áreas de conhecimento, investigação, concepção, ensino, projecto, fabrico, construção, produção, fiscalização e controlo.
Os licenciados em Engenharia de Construções e Fortificações podem trabalhar isoladamente ou integrar-se em trabalhos de engenharia onde, para além dos engenheiros, intervêm outros profissionais com diferentes qualificações e competências.

PLANO CURRICULAR

Primeiro Ano

 
Total Geral do Curso:  3840 horas de aula
istm_logotiposm.png
Instituto Superior Técnico Militar

Contactos

© Copyright 2024 ISTM. Desenvolvido pela AngoWeb.

Search